quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O PODER DO MOVIMENTO - ARTE E ESPIRITUALIDADE

O poder do movimento é mover-se...o poder da arte é fazer cair as máscaras. 


Parece óbvio essa frase, mas muitos nunca pararam pra pensar no poder da arte, no poder do movimento. Mas é por meio do movimento corporal que o individuo pode explorar-se e integrar o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo com expressividade e criatividade. E porque não desenvolver sua espiritualidade. Vivenciar a dança, o movimento pode transformar o estado de consciência do ser que o pratica, fornecendo a integração psicofísica (mente-corpo) em busca do caminho para a liberdade e para o sagrado.
A dança tem o poder de nos reinventar, o movimento verdadeiro vem do íntimo. O movimento verdadeiro, puro em sua essência vem da sua capacidade de desembaralhar as telas que refletem nossa insanidade coletiva. Ou seja sua capacidade de se libertar de si mesmo e dos outros. Isso acontece quando ultrapassamos as superfícies da existência comum e nos conectamos com o mistério divino, permitindo ser envolvidos em algo além do movimento.
A espiritualidade transpira em nossos poros. Mais do que movimentos externos a dança é expressão dos medos, dores, tensões, da alegria, do contentamento e da transcendência do ser humano. É um ato de liberdade, qualquer pessoa que se dedique a arte do movimento chegará á conclusão de que a dança é a capacidade de fundir os seres de dois mundos em um só lugar. Enquanto os movimentos corporais tramitem vibrações físicas, estas são acompanhadas das vibrações espirituais de quem a pratica. A arte da dança transcende o corpo, ela precisa da totalidade pra ser completa e eficaz em sua mensagem.
Agora vamos imaginar o poder que temos nas mãos, ou melhor nos nossos corpos. Mesmo nos tempos antigos alguns estudiosos/religiosos por não entender o poder desse movimento, proibiu qualquer tipo de manifestação corporal, marginalizando a dança e ritos religiosos. O homem desde do principio dos tempos sempre dançou pra se conectar com o sagrado. O espirito humano sabe que precisa de arte. Que precisa se expressar e ser livre. Podemos adentrar nos corações por meio da arte, neste caso estamos falando da dança. 
Os seus movimentos revelam muito do seu interior, de sua relação com o sagrado. Quem tem sido sua fonte de inspiração, sua motivação em enquanto movimenta. A dança é um diálogo onde as palavras são os movimentos carregados de intencionalidade e direção. 

" Fazendo das palavras silêncio, e do silêncio gestos..."

É um ato de amor, união perfeita da alma com DEUS, ela deve transmitir algo mais que movimentos belos e perfeitos, a dança precisa ser pura, preciosa, verdadeira, libertadora pra que possa derrubar as paredes da superficialidade, do vazio e do terreno. Deixando de ser escravo das circunstâncias e dos outros. O sagrado quando entendemos a sua essência, passamos a ter a consciência da real intenção dos movimentos, o principio que o ilumina e o direciona. Transmitindo a mensagem nítida, eficaz e capaz de potencializar transformações visíveis de dentro pra fora. A dança é uma iniciação a vida, é o eterno movimento até DEUS, o ser humano precisa se alimentar dessa fonte. É a oração do corpo!

Até a próxima!

By BENEVIDES

Sugestão de leitura
Um Deus que dança de José Tolentino Mendonça.

Seu comentário é importante!

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

VAMOS ALONGAR


Os alongamentos são o elo entre a vida sedentária e a vida ativa. São eles que preparam o nosso corpo e nos ajudam a realizar diversas atividades sem tensões indevidas. A primeira coisa fundamental de fazer antes de se alongar é fazer um aquecimento do corpo. Aquecer é importante porque vai aumentar a temperatura dos músculos e a elasticidade deles. Qualquer exercício leve é útil neste caso, correr, pedalar, polichinelos, entre outros.

ALONGAMENTO, O QUE É?  

Segundo o dicionário Aurelio é o ato ou efeito de alongar-se ou que se destina a distender ( tornar mais longo) os músculos. Os alongamentos são exercícios que focam o aumento da flexibilidade muscular, promovendo o estiramento das fibras musculares, fazendo que elas aumentem de comprimento. 

PRA QUE SERVE? 

Os alongamentos possuem um papel fundamental para o funcionamento do corpo, pois feitos de modo correto eles proporcionam uma maior elasticidade do corpo. Outro ponto importante é o aumento da agilidade, pois ao aumentar a amplitude dos movimentos das articulações você tem um ganho excelente em sua movimentação, reduzindo a tensão e permitindo movimentos mais coordenados e eficientes.

E QUAIS OS TIPOS?

Existem vários tipos de alongamento como ativo, passivo, FNP, balístico e estático. Mas vamos falar dos dois mais conhecidos: o estático que consiste em ficar parado na posição do alongamento por um período de tempo ( podendo variar de 15 a 30 segundos), esticando a musculatura até que possa sentir um leve desconforto. Essa técnica é considerada segura pois esses exercícios são leves e a probabilidade deles causarem alguma lesão é pequena, pois a técnica não consiste em movimentos muito bruscos e sim no simples esticamento dos músculos. 
O segundo tipo de alongamento é o dinâmico. Este usa contrações musculares para forçar a extensão do músculo por meio de movimentos pendulares ininterruptos. Embora alongue rapidamente o músculo a cada repetição, o movimento pendular também ativa a resposta do reflexo miotático (reflexo miotático é o reflexo motor que ocorre em resposta ao estiramento de um músculo, pode ocorrer em todos os músculos esqueléticos do corpo. O exemplo mais famoso de reflexo miotático é o reflexo patelar). Veja o video com exemplos de alongamento dinâmico e estático. 


BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO MUSCULAR
  1. Relaxa os músculos e reduz a tensão muscular responsável por dores nas costas, ombros e pescoço.
  2. Atua como prevenção de lesões, reduzindo o risco.
  3. Reduz o estresse com o relaxamento corporal.
  4. Melhora a flexibilidade.
  5. Aumenta a amplitude de movimento.
  6. Ajuda a ter movimentos mais coordenados e eficientes.
  7. Prepara e aquece os músculos para a atividade física.
  8. Ajuda no tratamento de dores na coluna.
  9. Melhora a postura.
  10. Melhora a consciência corporal.
  11. Ativa a circulação do sangue.

QUANDO DEVE SER FEITO O ALONGAMENTO? 

O alongamento muscular não é prejudicial, ele traz benefícios para o corpo como citado anteriormente, entretanto deve ser praticado no momento certo. Em períodos distantes dos treinos, ou em dias alternados se seu objetivo é um treinamento intensivo pra ganho de flexibilidade específica, como ginastica artística e outros. Em outros casos os seus benefícios irão facilitar na prevenção de lesões, bem como ajudar o desempenho físico, dando mais segurança na hora dos treinos e é claro colaborando para uma melhor qualidade de vida. Podendo ser feito antes ou depois do treino. Antes do treino, vai preparar os músculos, que ficam protegidos de possíveis lesões e têm seu desempenho potencializado. Depois da atividade física, o alongamento ajuda novamente a estirar as fibras musculares que se contraíram durante o exercício, contribuindo para o relaxamento. Visto que o alongamento é uma preparação para as atividades físicas ou atividades diárias que atuam na prevenção de lesões e tornam a vida bem mais descomplicada sem tensões. Então alongue-se! Veja os alongamento básicos na tabela acima ou nos videos.
Sugestão de Leitura: Livro Anatomia do Alongamento Guia ilustrado para aumentar a flexibilidade e a força muscular de Jouko Kokkonen Arnold G Nelson.
By BENEVIDES

Seu comentário é importante!